A CULINÁRIA MARANHENSE CONQUISTANDO ESPAÇO NO CENÁRIO NORDESTINO.


Prato: Jabiraca na Guarnicê - Foto: Alê Barreto

A CENA ATUAL DA CULINÁRIA MARANHENSE

A vasta riqueza da culinária do Maranhão, vem sendo enaltecida nos últimos anos a partir de um resgate sócio-cultural que é importante para o reconhecimento da identidade do povo maranhense. 
Formatos de aprendizagem culinária, instituições acadêmicas, composições de grupo técnico em pesquisa gastronômica, feiras e eventos gastronômicos, associação de culinaristas, associações de apoio a bares e restaurantes, produtores agrícolas e pescadores. Todos estão se conectando e colaborando para recriar o novo momento da culinária maranhense. 

Com isso, hoje, já percebemos alguns resultados: Restaurantes da alta gastronomia em São Luis do Maranhão, estão introduzindo alguns pratos regionais em seus cardápios; Festivais gastronômicos estão fomentando o resgate da culinária tradicional; Os Mercados Públicos estão se tornando mais atraentes e sendo mais frequentados pela população local;  O surgimento do Museu da Gastronomia Maranhense veio para autenticar os valores gastronômicos do Estado. 

Existe um caldeirão cultural que está borbulhando (Fervendo) na grande ilha. E, temos muitos ingredientes para temperar e tornar esse caldo muito mais grosso e saboroso.

O MARANHÃO NO NORDESTE BRASILEIRO

O Nordeste é um dos celeiros gastronômicos do Brasil. Podendo até ser o mais importante devido a sua multiculturalidade.

O Maranhão vem se destacando através da: Cultura (O Boi, o São João, a Festa da Juçara), Encantos Naturais (Praias, Parque dos lençóis, o Cerrado) e a Culinária ( a Juçara, o Babaçu, o Cuxá, a Tiquira, a Pescada Amarela e, também, a cachaça ). 
 
O MARANHÃO TAMBÉM TEM CACHAÇA BOA, SIÔ!!

A produção de cachaça artesanal vem ganhando espaço na cena estadual e regional do pais. 
Cachacier, profissionais e apreciadores da cachaça, estão olhando com maestria para esse produto legitimamente Brasileiro. 

Agora é a vez da Cachaça Maranhense!!
 
"A Cachaça Guarnicê Ouro é fabricada a partir da destilação do mosto fermentado da cana de açúcar, em alambiques de cobre, sobre rigorosos padrões de controle de qualidade.
Após o armazenamento em barris de carvalho europeu, os barris são selecionados para compor o "blend", padronização, certificação sensorial, controle de qualidade do lote produzido, envase da cachaça, rotulagem, e finalmente a cachaça é destinada ao público de apreciadores da cachaça de qualidade.
Além de atender a um rigoroso padrão de boas práticas de padronização, elaboração de "blends" e engarrafamento, estabelecido em um sistema de gestão de qualidade, atende integralmente aos requisitos legais e normativos do segmento da cadeia produtiva da cachaça no Brasil."

Com sua presença marcante e sedutora, a Cachaça Guarnicê, que é produzida no Município da Raposa, está conquistando apreciadores em todo Brasil. 

A Quitanda do Baianinho, em Salvador - BA. Convidou a Guarnicê bebidas para participar do seu programa live: Cozinhando com Cachaça. 
A Guarnicê, apresentaou o prato Jabiraca na Guarnicê. Que foi criado pelo o Chef Alê Barreto, com o propósito de mostrar a autenticidade e o valor da culinária maranhense.  

É através da soma de toda essa riqueza que a culinária maranhense vem conquistando o seu espaço no cenário nordestino. 


Se você gostou, deixe o seu comentário, siga a nossa página e, seja a primeira pessoa a receber nossos conteúdos gratuitos. 

Siga também o nosso instagram  

 Acompanhe a live Cozinhando com Cachaça

Conheça a Cachaça Guarnicê 
  
   

  

 
 
 


 


Comentários

Postagens mais visitadas