CARURU MARANHENSE
O caruru é uma planta silvestre, comestível, de grande valor nutritivo, e não convencional na gastronomia brasileira. A planta existe em muitos lugares. Por muitas vezes é considerada um mato, uma erva daninha. Conhecida popularmente como bredo, na Bahia e em Pernambuco. Aqui, em São Luís, possui o nome de João Gomes, onde é usada para diversas receitas, inclusive, um dos pratos típicos do estado, conhecido como caruru maranhense.
O Prato
O caruru antigamente era um refogado com as folhas de caruru e ervas que os índios faziam para acompanhar carnes de caça e peixes. Já os escravos utilizavam as folhas do caruru para complementar suas refeições, acrescentando a pimenta e o dendê. Com o passar do tempo o caruru foi sendo substituído pelo o quiabo. Porém não houve alteração no nome do prato.
Receita do Caruru Maranhense
Ingredientes
1 kg de camarão fresco; 40 quiabos; 1 xícara de farinha de mandioca peneirada; 500 ml de leite de coco; 250 g de extrato de tomate; um tomate sem pele picado; 4 dentes de alho picado; uma cebola picada; 2 maços de cheiro verde; sal a gosto; pimenta do reino a gosto e azeite de dendê.
Modo de Preparo
1 - Descasque os camarões e separe as cabeças para preparar o caldo. Tempere os filés de camarões com sal e pimenta do reino e deixe descansar. Em uma panela ponha as cabeças dos camarões, alho, sal, e um pouco de cheiro verde, acrescente água e deixe ferver por 15 minutos. Depois separe as cabeças de camarões do caldo.
2 - Lave os quiabos e retire as sementes, coloque os quiabos para ferver por 3 minutos, escorra os quiabos (separe a água da fervura, pois será utilizada na cocção do prato). Corte os quiabos cozidos em pedacinhos.
3 - Em uma panela grande, refogue os camarões com azeite de dendê, alho e cebola, acrescente o tomate picado, o quiabo, o extrato de tomate. Coloque a água do cozimento do quiabo, o caldo de camarão e espere ferver por 10 minutos.
4 - Misture a farinha de mandioca ao leite de coco e para encorpar, acrescente aos poucos o caldo do caruru. Ponha o cheiro verde e dê um toque de azeite de dendê e pimenta do reino para finalizar o preparo do caruru.
Sugestão de acompanhamento
O caruru maranhense pode ser servido como entrada e também como prato principal, acompanhado de arroz branco, arroz de cuxá ou farofa.
Bom apetite!!!
Se você gostou, deixe o seu comentário e curta a nossa página.
Siga o nosso instagram
https://m.instagram.com/alecozinhacontemporanea
Conheça também a nossa Plataforma de Serviços
Muito interessante ,pois moro aqui desde os meus cinco anos e não conhecia tudo isso sobre o João Gomes.parabens pelo o conhecimento.
ResponderExcluir