JUÇARA DO MARANHÃO - CULTURA E ECONOMIA SUSTENTÁVEL


Prática de colheita do fruto Juçara
A JUÇARA DO MARANHÃO  

JUÇARA, fruto da palmeira Juçareira, nativa das várzeas, brejos e alagadiços da Mata Atlântica, também, conhecida por muitos como Açaí. 

Esta palmeira é encontrada em abundância na cidade de São Luís do Maranhão, especificamente no bairro do Maracanã, zona rural da cidade, que é também, considerada uma APA Área de Proteção Ambiental.  



FONTE DE RENDA DAS FAMÍLIAS DO MARACANÃ

No mês de Outubro, no Maracanã, a Juçara estar no seu período de colheita e, é enaltecida pela brilhante Festa da Juçara, que é promovida pela  AAPJ -  Associação dos Amigos do Parque da Juçara. A festa ocorre durante todo o mês no Parque da Juçara,  proporcionando trabalho e renda para as famílias das comunidades do bairro. 

No período da festa, acontece o sistema de manejo da colheita, comercialização do fruto, polpa in natura, e produtos derivados da polpa, movimentando a economia local de forma sustentável.

Em média, 15 Mil litros de Juçara são comercializados nesse período. 

A cadeia produtiva da Juçara é muito bem representada pelas comunidades do Maracanã, que em sua maioria estão lutando para a manutenção e preservação do ecossistema.   


Parque da Juçara

A Juçara faz parte da cultura alimentar das comunidades do Maracanã: Vila Esperança, Vila Sarney, Alegria, Rio Grande e Maracanã. Culturalmente é consumida a polpa com camarão, com farinha, com peixe frito, e com açúcar.
Estão surgindo novas formas de utilização da polpa para a produção de novos produtos: pães, sorvete, trufa, cocada, pastel, e licor. Valorizando ainda mais a cadeia produtiva e diversificando a oferta de produtos comercializado no período da festa.
 
Juçareiras do sítio da Dona Cotinha - Fundadora da Festa da Juçara.

UM PASSADO DE GERAÇÃO - LEGADO DE 50 ANOS.

Iniciado pela professora, pesquisadora e geógrafa, Rosa Monchel, que convidou as moradoras do Maracanã para montar a Associação dos Amigos do Parque da Juçara. Realizaram a primeira festa com apenas duas barracas para atender o consumo da comunidade, obtiveram sucesso e conseguiram continuar com a festa. Depois foi herdado pela Dona Cotinha, que presidiu a associação até 2016, e, em 2017, a sua neta, Mayara Marques, assumiu a atual presidência, trazendo revitalização e inovação para o Parque da Juçara.

Neste ano de 2019, foi realizado a festa de número 50, em comemoração aos 50 anos da fundação da Associação dos Amigos do Parque da Juçara. 

Pensando nos próximos 50 anos, Mayara Marques vem buscando o desenvolvimento de políticas públicas para manter preservada todo esse ecossistema que alimenta, gera trabalho e renda, não só às famílias associadas, mas para todo o Bairro do Maracanã. 

"O propósito é transformar a Festa da Juçara em um produto para ser vendido nacionalmente, assim como é vendido o nosso São João e o nosso Carnaval."
Mayara Marques





Se você gostou, deixe o seu comentário e curta a nossa página.

Siga o nosso Instagram

Conheça também a nossa Plataforma de Serviços
https://kyte.site.com/ale-cozinha-contemporanea



Alê Barreto






    






Comentários

Postagens mais visitadas